Procrastinar é o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada. “Você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer. É uma lacuna entre intenção e ação”, resume o psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade Carleton.
Mas aqui cabe uma reflexão: você procrastina ou esse é o seu padrão? É importante saber os motivos pelos quais adiamos nossas tarefas.
Pode ser, por exemplo, por não perceber uma recompensa imediata. Nosso cérebro “precisa” de recompensa e se há a percepção de que ela irá demorar a chegar, a tarefa é adiada e substituída por outra cujo retorno é imediato, como assistir a um filme.
Também há pessoas que procrastinam com receio de falhar ou serem julgadas e aquelas que adiam tarefas que parecem muito complexas ou difíceis.
Por outro lado, existem pessoas que adiam porque desejam colher mais informações para a execução do trabalho a ser realizado, o que é diferente de evitar a tarefa. O risco aqui é o perfeccionismo nunca estar bom o suficiente.
No entanto, no mundo atual, onde a produtividade é tão cobrada, o fato de procrastinar pode gerar ansiedade, culpa, sentimento de incapacidade.
Abaixo, listamos algumas dicas para ajudar a lidar com a procrastinação, caso esteja realmente interferindo na sua vida:
-Ter clareza sobre o que você deseja realizar e especificar.
Ex: Veja a diferença entre:
“Quero fazer atividade física” e “Irei à academia na segunda, após o trabalho, me exercitar por 1 hora.”
Qual é a recompensa? Saúde física e mental, para dormir melhor.
- Ter consciência que tempo é questão de prioridade, especialmente quando levamos em consideração qualidade de vida.
-Entender a importância de cada atividade ou tarefa. Analisar se realmente é importante e urgente. Se depende de você ou é delegável.
- Avaliar o impacto que a realização da tarefa terá. Se percebermos o ganho por realizá-la, nos sentimos mais estimulados a cumpri-la.
- Dividir as tarefas em partes, com passos claros. Elaborar um roteiro das etapas, realizar uma por vez e celebrar a cada uma delas quando realizadas.
- Identificar o que faz com se evite realizar a tarefa e avaliar a mudança necessária para não se sabotar.