PARA VOCÊ
Soluções que se encaixam com a sua necessidade.
Carreira
Gestão de finanças pessoais
Análise comportamental
Empreendedorismo
Gestão de tempo
Carreira
O Espaço Meio apoia os seus clientes a realizarem gestão de carreira.
Inserção no mercado de trabalho:
A fase de transição da graduação para o mercado de trabalho tem muitos desafios. As escolhas iniciais da carreira podem ser o fio condutor da atuação de um profissional no mercado. Nessa fase, o Espaço Meio desenvolve um planejamento inicial de carreira, visando o autodesenvolvimento do cliente. O ganho desse processo é visualizar e definir caminhos adequados e promissores.
- Autodesenvolvimento
- Planejamento de carreira
- Definição de prioridade
- Preparação para processos de seleção.
Desenvolvimento durante a carreira:
Os profissionais, que já tem experiência no mercado e querem avançar e criar novos espaços de oportunidades na sua atuação, necessitam estabelecer um plano de carreira que condiz com as suas necessidades e anseios pessoais e profissionais. O plano de desenvolvimento profissional serve para a pessoa evoluir de um estágio para outro, com ações que irão prepará-las para os desafios.
- Desenvolvimento de carreira
- Promoção e progressão
- Preparação para processos de seleção
- Novas oportunidades de emprego
- Desenvolvimento de liderança
Mudança de carreira:
Às vezes o profissional não está satisfeito com as suas perspectivas atuais na profissão ou tem um desejo de trabalhar em outra área completamente diferente. A dúvida é: como mudar de carreira? Por onde começar?
O primeiro passo é ampliar a autoconsciência do cliente em relação à mudança. O desenvolvimento de um processo de mudança de carreira, por meio de um planejamento que orienta e analisa as vantagens, desvantagens e os riscos, eleva as chances de êxito e satisfação com as novas escolhas.
- Autoconhecimento (revelação de propósito, talento e crenças)
- Análise de comportamental
- Pretensões de carreira
- Desligamento e recomeço
- Demanda de mercado
- Etapas: Por onde começar? Como fazer? E o que fazer?
- Planejamento do novo projeto
Recolocação profissional:
Licenças trabalhistas, afastamento do trabalho, sabáticos e especializações acadêmicas são momentos de distanciamento da rotina de trabalho. Para boa parte dos profissionais é um desafio planejar a volta para atuar no mercado. Nesses casos, trabalhamos para orientar esse profissional a lidar com as dificuldades desse momento e organizar-se para retornar à profissão de forma consciente e integrada aos interesses de carreira.
- Pretensões de carreira
- Desenvolvimento de competências
- Concorrência de outros profissionais
- Interesses e desafios de carreira e vida pessoal
- Oportunidades e desenvolvimento
- Preparação para processos de seleção
Aposentadoria e pós-aposentadoria:
A ideia de aposentadoria já não é a mesma que antes, não é mesmo? Aposentar-se, independente da idade, é um momento de reconhecimento da trajetória profissional e uma fase de descoberta de novas possibilidades. O profissional que está para se aposentar ou já se aposentou sempre pode usufruir de todo o conhecimento e experiência como recursos para um novo estilo de vida. Uma transição bem planejada para essa nova fase pode gerar muitos ganhos; alinhando propósito, realização pessoal e bem estar para uma nova fase ATIVA.
Gestão de finanças pessoais
A gestão de finanças pessoais tem relação com o nosso bem estar, segurança e estilo de vida. Na maioria das vezes não fomos educados a olhar para a nossa organização financeira como algo fundamental em nossas vidas.
Quase todas as nossas decisões envolvem recursos financeiros, não é mesmo? A organização ou desorganização que fazemos em relação ao nosso dinheiro está ligada a forma como nos comportamos.
O Espaço Meio trabalha a relação com o dinheiro com a finalidade de compreender e identificar os comportamentos que influenciam na gestão dos recursos financeiros.
O primeiro passo é entender que dinheiro é meio e não um fim. A partir disso, identificamos o padrão de despesas e mapeamos os itens que são fundamentais para atingir os objetivos.
Qual o padrão de vida desejado? Quais são os planos para o futuro?
- Identificação do padrão de consumo;
- Definição de objetivos e prioridade;
- Planejamento de gastos;
- Adequação da realidade e receita;
- Análise do perfil de consumo vs estilo de vida;
- Projeção para o futuro.
Ao seu modo, faça uma gestão efetiva do seu dinheiro.
Análise comportamental
Ao longo do tempo foram desenvolvidos métodos de análises de comportamentos e de perfis dos indivíduos para orientar o autoconhecimento.
Mas afinal, por que o autoconhecimento é tão importante?
Todos nós queremos sempre tomar decisões adequadas ao nosso desenvolvimento, certo? Para isso, temos que eliminar as barreiras que muitas vezes nos impedem de alcançar o que desejamos. O autoconhecimento permite termos a consciência dos nossos talentos, forças e fraquezas e identificar pontos da nossa personalidade para que possamos evoluir.
A maioria das análises comportamentais são baseadas em perfis, ou seja, identificam comportamentos predominantes nos seres humanos, que se resumem a padrões de personalidade e condutas. O entendimento do comportamento está relacionado ainda ao ambiente em que está inserido e às experiências anteriores.
É possível dizer que são reconhecidos três níveis de interferência:
- Filogenético: compreende as condutas adquiridas hereditariamente e pela evolução da espécie;
- Ontogenético: ocorre à partir das vivências;
- Cultural: acumula os costumes, linguagens e regras impostas para ganhar forma.
A análise comportamental permite a compreensão dos motivos das nossas escolhas, como também o entendimento das características predominantes. Com isso, conseguimos ajustar práticas inadequadas que interferem no desenvolvimento pessoal e profissional.
Segundo o IKIGAI, uma filosofia japonesa que significa “razão de ser”, o poder de realização está diretamente conectado com o que gostamos de fazer e fazemos bem. Por isso, encontrar os estímulos que facilitam esse processo do autoconhecimento é benéfico.
Sem contar que o sucesso que tanto almejamos depende das mudanças que fazemos na nossa vida.
Nós podemos te ajudar a expandir a sua consciência sobre você mesmo!
Empreendedorismo
O Espaço Meio ama boas ideias e sabemos que entre ter uma boa ideia e desenvolver um negócio ou projeto é uma caminhada e tanto.
Por isso, contribuímos de forma sistêmica para que os empreendedores façam o planejamento e a execução dos seus negócios, sempre alinhando propósito, oportunidades de mercado, finanças e gestão.
Veja algumas dicas importantes para empreender:
Parta de uma ideia simples: não complique as coisas. O importante é oferecer algo simples que desperte o interesse e resolva o problema de alguém;
Estude os segmentos de mercado que serão atendidos: ter uma “ótima ideia” ou fazer algo que seja somente do interesse do empreendedor não faz o negócio decolar. É fundamental entender quem será seu público e o que esse público deseja ou necessita é essencial para o negócio;
Mantenha o foco na resolução de problema(s): por mais que o resultado financeiro seja uma expectativa de quem empreende, este resultado somente acontecerá quando o empreendedor apresentar uma solução para o problema de alguém;
Conheça e avalie a sua concorrência: como criar uma proposta de valor melhor que a da concorrência?
Elabore um modelo de negócio: produza um Canvas para orientar a estratégia;
Busque ajuda, não comece sozinho: mesmo que não queira sócios, procure o apoio de profissionais ou pessoas de confiança para lhe ajudar a pensar no projeto e no dia a dia da empresa. O Espaço Meio pode ser seu parceiro;
Teste sua ideia: se for para falhar, que seja logo! Antes de investir tempo, energia e dinheiro no projeto, faça simulações e protótipos para avaliar a aceitação da ideia;
Cuide da gestão do negócio: uma boa ideia não pára em pé sem que haja alguma gestão administrativo-financeira para sustentar a operação;
Mantenha-se disposto a aprender continuamente: por mais que conheça o produto, o mercado e os clientes, mantenha a mente aberta para estudar e aprender mais sobre todos esses pontos.
Gestão de tempo
Você já pensou que a forma como você organiza o seu tempo impacta na sua qualidade de vida e nas suas finanças?
A gestão de tempo tem relação com o nosso processo mental: o que priorizamos; como fazemos as nossas escolhas; o motivo pelo qual percebemos que não temos tempo.
Gestão de tempo, além de uma questão de organização, é uma questão de autoconhecimento e consciência.
Como vai a sua relação com o tempo?
Conseguimos te ajudar a perceber o seu tempo para as coisas. Vamos juntos!